Sejam Bem Vindos (as) !


Olá, meus queridos e minhas queridas !

Sejam bem vindos (as) ao blog do Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira de Limeira!


Aproveitem, deixem seus comentários, e façam parte da luta contra a desigualdade!




sexta-feira, 29 de abril de 2011

CDCAB participa de fórum com a temática os ‘Jogos Interculturais dos Povos Indígenas’

No dia 25 de abril de 2011, o Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira - CDCAB/SME participou, na UNICAMP do Fórum Permanente Arte e Cultura tendo como temática os ‘Jogos Interculturais dos Povos Indígenas’.

A Profa. Marisa de Souza Cunha Moreira acompanhou as palestras e os debates do Fórum, e visitou a Exposição Indígena (pôsteres-fotos e quadros) coordenada por Roberta Tojal e Deoclécio Rocco Gruppi. Na visão da professora, a presença do CDCAB neste evento foi muito importante, uma vez que a Lei 11.465/08, artigo 26 A, que altera a LDB 9394/06, torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura Afro-brasileira e indígena. “Sendo assim, é essencial que o CDCAB aprofunde seus conhecimentos a respeito da Cultura Indígena, de modo a colaborar com a formação docente dos professores municipais” – comenta ela.

O evento contou com as palestras:

‘A criação dos Jogos dos Povos Indígenas’, proferida pelo Líder Carlos Justino Terena (Idealizador dos Jogos e membro do Comitê Inter-tribal- Memória e Cidadania Indígena);

‘Os Jogos dos Povos Indígenas e a sociedade’ – mesa redonda com: Profa. Rejane Penna Rodrigues (SNDEL- Ministério do Esporte). Profa. Dra. Maria Beatriz Rocha Ferreira (FEF-Unicamp) e Profa. Dra. Marta Maria do Amaral Azevedo (Coordenadora Associada e Pesquisadora do NEPO, e professora da Pós Graduação em Demografia do IFCH e NEPO).

‘Jogos Interculturais Indígenas cenários políticos’ – proferida pelo Líder- Mariano Marcos Terena (membro do Comitê Inter-tribal- Memória e Cidadania Indígena);

‘Memória e divulgação das informações sobre os Jogos Indígenas’– mesa redonda com: Profa. Dra. Olga de Moraes von Simson(FE-Uncamp); Karkajú Pataxó (liderança Pataxó); Dra. Vera Regina Toledo Camargo (Labjor/Unicamp) e Profa. Dra. Maria da Gloria Porto Kok.

Algumas fotos: