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quinta-feira, 9 de junho de 2011

CDCAB realiza encontro no Centro de Formação do Professor

A Secretaria Municipal da Educação- SME, por meio do Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira – CDCAB/SME, promoveu aos alunos do “Projeto Pescar” um encontro, no Centro de Formação do Professor, onde puderam assistir à palestra, proferida pela Profa. Eliza Gabriel da Costa- Coordenadora/CDCAB, que orientou e tirou dúvidas, enfatizando os seguintes temas: Preconceito, Discriminação e Racismo.
Ao encerrar a palestra, os alunos foram levados aos departamentos do Centro de Formação do Professor afim, de conhecer os projetos realizados pela Educação no município de Limeira e os profissionais que atuam, para que esses trabalhos sejam realizados com êxito.
O “Projeto Pescar” é uma iniciativa da Empresa Citrosuco, que tem como foco principal gerar possibilidades efetivas de inclusão social ao jovem que está socialmente vulnerável, ajudando-o a desenvolver suas potencialidades e suprir suas necessidades, encaminhando-o para o primeiro emprego ou estimulando sua capacidade empreendedora.
O objetivo do encontro é ampliar e fortalecer as aprendizagens construídas pelos jovens, desenvolvendo uma temática voltada ao encorajamento e conscientização para a diminuição do preconceito, da discriminação, do racismo e demais desigualdades no âmbito escolar, profissional e familiar.



terça-feira, 7 de junho de 2011

CDCAB realiza palestra para Professores Coordenadores.

A Secretaria Municipal da Educação de Limeira, por meio do Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira –CDCAB/SME proporcionou no dia 25/05/2011 a Professores Coordenadores da Rede Municipal de Limeira, palestra com o Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos – Assessor da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH/ Ministério da Justiça, escritor e professor da Universidade de Brasília (UNB), que teve como tema o livro: “O movimento Negro e o Estado”.

Representando a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – CONE/SP, esteve presente a Assistente Social Naíza Bezerra dos Santos – Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo, que proferiu a palestra "Implementação da Lei 10.639/03 nas Universidades e nos CEUs”.

O evento contou com representantes: da Secretaria Municipal da Educação de Cordeirópolis, dos Agentes da Pastoral Negros - APN’s do município de Rio-Claro, do Instituto ODOYÁ, da Comissão da Igualdade Racial – OAB de Limeira, do Departamento de Cultura Afrodescendente e da Integração Étnica - DECADIE, e do Sindicato dos Bancários de Limeira, que puderam assim ampliar seus conhecimentos .

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projetos Étnico-raciais são contemplados nos Planos Gestores das escolas municipais

Em comemoração ao dia 13 de maio: Abolição da Escravatura, a Secretaria Municipal da Educação, por meio do Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira realizou uma coletiva de imprensa, com reflexões sobre a inserção de projetos Étnico -raciais nas Unidades Escolares municipais.
Esse é um grande passo rumo a uma sociedade igualitária e de respeito às diferenças, e que o município de Limeira, através de sua rede pública de ensino, sai à frente, sendo o segundo município no estado a normatizar a Legislação Federal existente desde 2003, colocando as questões étnico- raciais como parte integrante do currículo das escolas, incluído ainda no Plano Gestor.
Desde fevereiro, quando o Secretário da Educação, Antonio Montesano Neto, assinou a Instrução Normativa sobre o assunto, as unidades escolares estão inserindo em seus Planos Gestores, um Projeto Anual de Ação Pedagógica visando à inclusão das relações Étnico- Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na grade curricular. Esse projeto deve contemplar a divulgação de um Produto Final, com a apresentação das ações desenvolvidas à comunidade.
Para o Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira, as Diretrizes Curriculares são um avanço, já que as questões Étnico-Raciais deixam de ser tratadas como temas pontuais, abordados somente em datas específicas, como Abolição da Escravatura, Dia do Índio e Semana da Consciência Negra, e passam a integrar continuamente, durante o ano letivo, todo currículo e grade curricular das unidades escolares.
Desse modo, questões como respeito às diferenças e tolerância, em toda amplitude, e nas mais diversificadas situações cotidianas podem ser desenvolvidas nesses projetos.