Sejam Bem Vindos (as) !


Olá, meus queridos e minhas queridas !

Sejam bem vindos (as) ao blog do Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira de Limeira!


Aproveitem, deixem seus comentários, e façam parte da luta contra a desigualdade!




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COLETÂNEA CDCAB/SME - CONVITE

Professores, Prof. Coordenadores, Vice-Diretores, Diretores e Agentes de Desenvolvimento Educacional, participem!

Convite - Coletânea


Coletânea SME / CDCAB


Prezados (as),

O Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira, em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes está desenvolvendo um projeto literário, abrangendo as questões étnico-raciais.
Estamos organizando uma Coletânea (poesias ou artigos); os profissionais do Quadro de Magistério, da Secretaria Municipal da Educação podem participar enviando textos. 
Maiores informações, por favor, entre em contato conosco.

Contamos com a divulgação e a participação dos Professores de nossa Secretaria.

Atenciosamente,
Profa. Eliza Gabriel da Costa
Coordenadora do  CDCAB/SME
Secretaria Municipal da Educação de Limeira-SP

e-mail: difusão.culturaafro@limeira.sp.gov.br

CDCAB participa de programa na Rádio Mix AM


O CDCAB esteve no dia 24 de julho, na Rádio Mix AM 770. A Professora Marisa Cunha Moreira dialogou como os apresentadores Edmilson Gonçalves e Tracy Ellen,  do programa ‘A Sua Voz’,  a respeito do Dia Internacional da Mulher Africana, Latino Americana e Caribenha, comemorado no dia 26 de julho.
Outros assuntos também foram abordados como a militância negra no Brasil, personalidades que se destacam na cidade em prol das relações étnico-raciais e, os trabalhos realizados pelo Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira, na Secretaria Municipal da Educação de Limeira.
O CDCAB agradece a oportunidade de divulgarmos nosso trabalho pelas ondas do rádio.
Os apresentadores do Programa A Sua Voz






O radilista Edimilson Gonçalves entrevistando a profa. Marisa Moreira



NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros


O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do CDCAB (Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira) tem como objetivo geral ser referência para articular e promover atividades de estudos e pesquisas relacionadas à Cultura Afro-Brasileira. Apresentam-se também os seguintes objetivos:
- difundir conhecimentos produzidos na área de Estudos;
- promover intercâmbio de informações;
- promover seminários, palestras e conferências, ministrados por membros do NEAB ou convidados;
- constituir Fórum de articulação e discussão de ações desenvolvidas na Rede de Ensino sobre a África e Africanidade no Brasil;
- ser um espaço de estudos, debates, divulgação de pesquisas e outras formas de conhecimentos e artes que valorizam as culturas africana e afro-brasileira; e,
- produzir publicações sobre a temática.
O NEAB funcionará no Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira, no Centro de Formação do Professor, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e atenderá: professores, estudantes e interessados nas questões das relações étnico-raciais.
O Centro do Professorado Paulista Regional Limeira (CPP Limeira), é parceiro do NEAB/CDCAB e, promoverá encontros mensais para aprofundamentos de professores e educadores, visando ampliar os conhecimentos nesta área. As reuniões acontecem às quintas-feiras, das 19h às 21h30.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CI "Caroline Pardo Freire" - exposição do Projeto Africanidade no Folclore Brasileiro

O Centro Infantil “Caroline Pardo Campos Freire” apresentou, no dia 09 de setembro, o produto final do Projeto Anual para a Educação das Relações Étnico-raciais. A Unidade Escolar desenvolveu o trabalho nos últimos meses, e como produto final realizou apresentações dos estudantes e uma exposição variada sobre a Cultura Afro-brasileira.

Intitulada ‘Africanidade no Folclore Brasileiro’, a festividade cultural foi riquíssima. O CDCAB foi convidado a participar e, presenciou: teatro, teatro com fantoches, danças típicas, preparação de receitas e degustação. A Coordenadora do Centro de Difusão, Profa. Eliza Gabriel manifestou a alegria em poder acompanhar este momento e, explicou brevemente o trabalho que o CDCAB realiza na Secretaria Municipal da Educação.

A comunidade escolar também esteve presente, e, assim como o CDCAB, ficou encantada com o trabalho desenvolvido.

O Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira parabeniza toda Equipe do CI ‘Caroline Pardo’, na pessoa da Diretora, a Profa. Maria Cristina pelo comprometimento, amor e principalmente pela competência com que engradecem a educação em nosso município, contemplando a Lei 10.639/03.















EMEIEF Limeira visita a exposição 'África em Nós'

O CDCAB/SME teve o prazer de receber os estudantes da EMEIEF Limeira, no dia 05 de agosto, pela manhã, e também no período da tarde para uma visita monitorada à exposisção 'África em Nós'.
A Profa. de Formação, Marisa Moreira interagiu com as crianças, explanando sobre a origem da mostra, que é fruto de um concurso fotográfico e, atentando para a apreciação desta modalidade artística, que apresentava várias categorias.
De acordo com a professora Marisa, 'as turmas puderam expressar suas opinões e sentimentos, e levantaram questionamentos. Muitos ficaram encantados com os pôsteres, que apresentavam fotografias de várias cidades do Brasil, a respeito da africanidade no dia-a-dia. Outros países também estavam representados como por exemplo, uma pessoa fotografada na França, evidenciando que a diversidade cultural ocorre em qualquer lugar'.
As professoras das classes, a diretora Graziela, a vice-diretora Adriana e, as monitoras acompanharam as crianças e paticiparam de toda a visita monitorada.
O CDCAB agradece a presença e a participação da EMEIEF Limeira, na pessoa da diretora, Profa. Graziela Casciano Milanesi.

Abaixo o registro de alguns momentos desta visita:



Exposição 'África em Nós' sendo visitada




Professoara Marisa realizando a monitoria






Uma das turmas da EMEIF Limeira com a Vice-diretora Adriana e as Professoras