Sejam Bem Vindos (as) !


Olá, meus queridos e minhas queridas !

Sejam bem vindos (as) ao blog do Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira de Limeira!


Aproveitem, deixem seus comentários, e façam parte da luta contra a desigualdade!




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EMEIEF Cassiana Lenci conclui o Projeto de Educação para as Relações Étnico- raciais.


A EMEEIF Cassiana Maria Soares Lenci abriu esteve aberta a toda comunidade, no dia 11 de novembro, desde o início da manhã para a conclusão do Projeto de Educação para as Relações Étnico- raciais.
Com o tema: “Eu sou afrodescendente, Eu sou afro-brasileiro, Eu sou brasileiro”, a escola inteira participou e desenvolveu um trabalho belíssimo. Durante o ano, a História e Cultura Brasileira, Africana e Indígena se fez presente na U.E., por meio de estudos em sala de aula (com os estudantes e também com a equipe escolar, em reunião) e utilizando diversas estratégias e  recursos, tais como: banner de  personalidades negras, livros e contação de histórias, entrevistas, músicas, danças, coral, jogral, teatro, bandinha, capoeira, lousa digital etc.

As apresentações demonstraram a riqueza do projeto desenvolvido por toda Equipe Escolar, de modo especial, incentivado pela Profa. Eunice Sant'Anna da Rocha e pela
Diretora, a Profa. Elci Elvira Peixoto dos Santos, que não mediram esforços para que este evento acontecesse.
Músicos da comunidade contribuíram ensaiando as crianças, que apresentaram com os instrumentos da bandinha musical, uma bateria de escola de samba. O Grupo de Capoeira Elite também esteve presente, demonstrando os valores da capoeira e a sua importância enquanto esporte.
Foi uma manhã repleta de talentos, ficando nítido o envolvimento de todos e o aprendizado dos estudantes.
O CDCAB parabeniza à Equipe Escolar e as crianças pelo empenho, dedicação e excelente produto final apresentado!







EMEIEF José Paulino apresenta o projeto para a Educação das Relações Étnico-raciais

Aproveitando o mês do folclore, a EMEIEF José Paulino apresentou o produto final do Projeto para a Educação das Relações Étnico-raciais.
Com o envolvimento da equipe escolar e a participação dos estudantes, a história e cultura afro-brasileira e indígena que,  estudadas durante o ano, em sala de aula, foram demosntradas à comunidade, por diversos meios: teatro, danças, brincadeiras e regaste cultural.
O CDCAB esteve prestigiando as apresentações e, parabeniza a U.E., na pessoa da Diretora Profa. Eliana Feliciano.


EMES – Sarau sobre Etnias e diversidade Cultural

No dia 06 de setembro de 2011, no período da manhã, o CDCAB esteve presente, por meio da Professora Marisa de Souza Cunha Moreira, na sede da ARIL (Associação de Reabilitação Infantil Limeirense) para prestigiar a conclusão do Projeto de Leitura “Contos, Lendas, Culturas e Tradições Africanas e Indígenas.
A professora Valdelei  Ap. Sillmann, juntamente  com a professoras Sandra Valente e Cláudia, da EMES ( Escola Municipal de Ensino Supletivo da Aril) desenvolveram um trabalho maravilhoso voltado à leitura. O projeto englobou  literatura africana e indígena, intitulado ‘Etnias e Diversidade Cultural’.
O CDCAB agradece à EMES e às professoras envolvidas nesta jornada, pelo convite, por  prestigiar a conclusão, e perceber a participação de todos os estudantes, por diversos meios. Ao final, houve também um momento de degustação das culinárias africana e indígena, enriquecendo ainda mais o produto final do projeto.
Parabéns a todos e a todas que participaram e desenvolveram brilhantemente este trabalho!