Sejam Bem Vindos (as) !


Olá, meus queridos e minhas queridas !

Sejam bem vindos (as) ao blog do Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira de Limeira!


Aproveitem, deixem seus comentários, e façam parte da luta contra a desigualdade!




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lançamento da Coleção História Geral da África

No dia 6 de abril de 2011, o Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira - CDCAB/SME esteve representado por sua Coordenadora, Profa. Eliza Gabriel da Costa e pela Profa. Marisa de Souza Cunha Moreira, no Auditório Tucarena, da Pontifícia Universidade Católica. Elas participaram, na ocasião, do lançamento em São Paulo da Coleção ‘História Geral da África’, (em português) a qual foi publicada pela UNESCO, e contou com a parceria do MEC e da UFSCAR, além do apoio da USP e PUC.

O teatro Tucarena foi lotado por acadêmicos, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais que participaram dos debates que marcaram o lançamento da Coleção HGA no estado.

Ao longo do dia, vários especialistas debateram questões relacionadas à produção de saberes históricos, à formação acadêmica de profissionais para desenvolver a temática da Educação das Relações Étnico-raciais, à identidade negra e à produção da coleção da UNESCO História Geral da África.

A Coleção é composta por oito volumes. A obra conta a história da África a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar que envolve especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outros. Seu conteúdo permite novas perspectivas para os estudos e pesquisas a respeito da África e também para a disseminação das relações étnico-raciais no sistema de ensino brasileiro

Fotos (1 e 2):




Legenda:

Foto 1 – O representante da UNESCO, Prof. Dr. Fernando de Albuquerque Mourão (USP), Prof. Joel Rufino dos Santos, Prof. Dr. Kabengele Munanga, Doulaye Konate – Presidente da Associação de Historiadores Africanos e Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (UFSCAR).

Foto 2 – Profa. Dra. Fúlvia Rosemberg (PUC – SP), Profa. Dra. Petronilha Gonçalves da Silva (UFSCAR), Maria Aparecida Silva Bento (Diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Prof. Jean-Michel Tali (Membro do comitê científico da UNESCO para a elaboração de material pedagógico a partir da Coleção História Geral da África; Universidade de Michigan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário