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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projetos Étnico-raciais são contemplados nos Planos Gestores das escolas municipais

Em comemoração ao dia 13 de maio: Abolição da Escravatura, a Secretaria Municipal da Educação, por meio do Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira realizou uma coletiva de imprensa, com reflexões sobre a inserção de projetos Étnico -raciais nas Unidades Escolares municipais.
Esse é um grande passo rumo a uma sociedade igualitária e de respeito às diferenças, e que o município de Limeira, através de sua rede pública de ensino, sai à frente, sendo o segundo município no estado a normatizar a Legislação Federal existente desde 2003, colocando as questões étnico- raciais como parte integrante do currículo das escolas, incluído ainda no Plano Gestor.
Desde fevereiro, quando o Secretário da Educação, Antonio Montesano Neto, assinou a Instrução Normativa sobre o assunto, as unidades escolares estão inserindo em seus Planos Gestores, um Projeto Anual de Ação Pedagógica visando à inclusão das relações Étnico- Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na grade curricular. Esse projeto deve contemplar a divulgação de um Produto Final, com a apresentação das ações desenvolvidas à comunidade.
Para o Centro de Difusão da Cultura Afro-brasileira, as Diretrizes Curriculares são um avanço, já que as questões Étnico-Raciais deixam de ser tratadas como temas pontuais, abordados somente em datas específicas, como Abolição da Escravatura, Dia do Índio e Semana da Consciência Negra, e passam a integrar continuamente, durante o ano letivo, todo currículo e grade curricular das unidades escolares.
Desse modo, questões como respeito às diferenças e tolerância, em toda amplitude, e nas mais diversificadas situações cotidianas podem ser desenvolvidas nesses projetos.

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